Sobre

Apresentação

O Observatório de Saúde Mental e Políticas sobre Drogas é uma iniciativa do Célula de Estudo e Pesquisa Saúde Mental e Cuidado (GESAM), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em parceria com a Secretaria de Saúde de Sobral - Ceará, por meio da Célula de Políticas sobre Drogas. Tem por objetivo, captar e compilar pesquisas institucionais, teses, dissertações, monografias, artigos, livros, capítulos de livros e produções técnicas na área de saúde mental e políticas sobre drogas, realizadas no município, com o intuito de impulsionar sua devolução para sociedade em geral. A nossa missão é o acompanhamento estratégico/científico destas temáticas; aperfeiçoamento e difusão de informações nessas áreas assim como fortalecimento do campo da atenção psicossocial. Ressalta-se ainda que sua criação e institucionalização acontece sem fins lucrativos.

Funcionalidade do Observatório

A partir deste observatório, a comunidade acadêmica e a população em geral poderá realizar pesquisas na área da saúde mental e políticas sobre drogas, por meio de ferramentas que facilitam a busca por títulos, autores, data da publicação do trabalho e palavras-chave. Suas funcionalidades viabilizam a pesquisa à diversos tipos de trabalhos: teses, dissertações de mestrado, TCC de especialização, TCC de graduação, artigos publicados, livros, capítulos de livros, produções técnicas e documentos institucionais. Ademais, possibilita o acesso a noticías de congressos, eventos ou assuntos relacionados a saúde mental e política sobre drogas.

Nossa Compreensão sobre o Observatório

Os observatórios são mecanismos que fornece informações estratégicas para auxiliar na identificação de ameaças, oportunidades e tendências, além de oferecer subsídios à tomada de decisão de um determinado setor, seja em nível regional, nacional ou internacional A principal vantagem de um observatório é a obtenção de uma visão ampla, integrando perspectivas regionais e locais, permitindo o desenvolvimento científico e tecnológico local sem perder de vista a perspectiva nacional(SCHMIDT E SILVA, 2018). Nos últimos tempos estão sendo criados observatórios dos mais diversos tipos, com o intuito de monitorar sistematicamente o funcionamento de um setor ou temáticas específicas, destacando-se: racismo, trabalho, imigração, relações industriais, ciência e tecnologia, violência, meio ambiente, política etc., dentre outras. No caso específico deste, o objeto é o setor de Saúde Mental e Política sobre Drogas.

*SCHMIDT, Nádia Solange; SILVA, Christian Luiz da. Observatório como instrumento de prospectiva estratégica para as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Interações (Campo Grande), Campo Grande , v. 19, n. 2, p. 387-400, June 2018 . Available from Scielo Brasil. access on 25 June 2020. DOI.

Coordenação

Eliany Nazaré Oliveira

Coordenadora geral Grupo de Estudo e Pesquisa Saúde Mental e Cuidado

Universidade Estadual do Vale do Acaraú

Claudine Carneiro Aguiar

Coord. adjunta Coordenadoria de Políticas sobre Drogas

Secretaria de Saúde de Sobral, Ceará

Integrantes

Heliandra Linhares Aragão

Assistente Social

Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas de Sobral

João Breno Cavalcante Costa

Enfermeiro

Hospital do Coração de Sobral de Ceará

Alexia Gomes Souza

Estudante do Curso de Gradução em Enfermagem

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Caio San Rodrigues

Estudante do Curso de Graduação em Enfermagem

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Emilia do Nascimento Silva

Estudante do Curso de Graduação em Enfermagem

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Leticia Mara Cavalcante Lima

Estudante do Curso de Graduação em Enfermagem

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Lidia Cristina Moneiro da Silva

Estudante do Curso de Graduação em Enfermagem

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Lorenna Saraiva Viana

Enfermeira

Gerente do Centro de Saúde da Família do Alto da Brasília Sobral Ceará

Regina Alves de Oliveira Neta

Estudante do Curso de Graduação em Enfermagem

Universidade Estadual Vale do Acaraú