Profissionais Da Rede SESA Têm Acesso à Assistência Remota Voltada Para Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho

Saúde mental tem sido um assunto muito debatido atualmente, sobretudo porque a pandemia causada pelo covid-19 tem afetado negativamente a saúde mental das pessoas e principalmente de profissionais da saúde, especialmente aqueles que atuam na linha de frente do combate a doença, pois esses profissionais lidam constantemente com mortes, pacientes infectados e o medo de contaminação. Diante disso, o profissional da saúde que atua diariamente nesse cenário pandêmico, sofre com os impactos psicológicos como quadros de ansiedade, depressão, síndrome de bournout e estresse.


Tendo em vista a importância desses profissionais no enfrentamento da pandemia de covid-19 e compreendendo que o sofrimento psicológico causado pela sobrecarga emocional é prejudicial, tanto na vida pessoal como na vida profissional desse trabalhador, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerest), desenvolveu um canal de acolhimento com assistência multiprofissional para auxiliar na integralidade do bem-estar e incentivar o autocuidado de profissionais da Rede Sesa.


É um serviço de assistência remota que avalia o quadro do profissional que procura o serviço e assim encaminha para o atendimento mais adequado para o seu diagnóstico. É um serviço composto por uma equipe multiprofissional constituída por enfermeiro, terapeuta ocupacional, assistente social e fonoaudiólogo.


A secretaria de saúde, com essa alternativa de cuidado, visa gerar bem-estar ao trabalhador da saúde no cenário atual de pandemia.

Link da matéria: https://www.saude.ce.gov.br/2022/01/27/profissionais-da-rede-sesa-tem-acesso-a-assistencia-remota-voltada-para-transtornos-mentais-relacionados-ao-trabalho/